«
»

Helibras: passado de lutas e futuro pleno de oportunidades

Suzana Mara de Carvalho Vernalha

Mergulhar na história de uma empresa e buscar elementos para ampliar a comunicação com os stakeholders é o propósito permanente do Núcleo. No caso do projeto Memória Helibras, iniciado em outubro de 2012, nosso desafio transformou-se em um trabalho prazeroso de descobertas de fatos e personagens que trouxeram riqueza de detalhes da longa jornada de 35 anos. Única indústria de helicópteros da América Latina e líder do mercado brasileiro com 50% de market share, a Helibras tem escrito uma história de realizações entremeada por dificuldades, avanços e retrocessos, bons e maus momentos, tudo superado pela dedicação de pessoas aguerridas, que consideram a empresa como parte integrante da família.

Nascida no final da década de 70, graças ao desejo do governo brasileiro de criar uma indústria de helicópteros no Brasil, a Helibras dependeu do apoio estatal e de investimentos privados para se firmar e persistir. Hoje, com raízes fincadas no mercado, comemora o crescimento de suas instalações em Itajubá/MG e a contratação de muitos profissionais altamente qualificados para fazer frente aos grandes contratos firmados e aos projetos em perspectiva.

Para realizar nosso trabalho, a equipe do Núcleo amparou-se na pesquisa de material documental, livros, reportagens e fotos e na realização de entrevistas. Sobretudo, foram essas entrevistas que possibilitaram conhecer em profundidade a cultura da empresa e sua gente, compreender os passos seguidos até aqui e o progresso atual.

Planejamos e produzimos uma campanha interna de comunicação para estimular a doação de documentos e objetos de importância histórica para a empresa, o que colaborou para localizar relevantes materiais que estavam com atuais e ex-empregados.

A compilação do material pesquisado e doado resultou na produção de uma condensada linha do tempo exibida para clientes e parceiros, na maior e mais importante Feira Internacional de Defesa e Segurança da América Latina,  e para os empregados e seus familiares, durante o evento em comemoração aos 35 anos.

A totalidade das informações compiladas foi organizada em um extenso relatório impresso que reuniu os principais fatos da Helibras, das aeronaves fabricadas, do mercado de asas rotativas e dos acontecimentos do Brasil e do mundo que ajudaram a contextualizar a trajetória da empresa.

Em uma ação lúdica, o Núcleo juntou os vários modelos de helicópteros e suas especificidades em um jogo de cartas colecionáveis, presenteado aos clientes e colaboradores. Esse brinde estimula a inter-relação de fãs dessas aeronaves, evidenciando e divulgando os produtos da Helibras.

O trabalho não termina aqui. Outros produtos estão sendo criados não só para marcar o ano do aniversário, mas para estabelecer uma cultura de memória em prol da preservação da história e da cultura da Helibras. Aguarde as próximas informações. Por enquanto, leia abaixo a opinião de Elaine Watoniki, gerente de comunicação da Helibras:

“Com o passar do tempo, percebemos que a trajetória da empresa vai se enriquecendo de fatos e marcos importantes, que ficam na memória dos que os vivenciaram e nos documentos espalhados em vários setores. Ao completar 35 anos, e passando por um importante processo de expansão, sentimos a necessidade de resgatar esse passado para seguir em frente cientes da nossa história. Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado até o momento pela equipe do Núcleo de Memória, que não executou apenas um trabalho bem documentado, mas que passou a compartilhar conosco da paixão por esse universo fantástico da aviação de asas rotativas.”

This entry was posted on domingo, maio 13th, 2012 at 20:00and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!