«
»

Boletim Julho 2013

HELIBRAS – No  1º semestre de 2013, o Núcleo desenvolveu um projeto de memória para a empresa Helibras que propiciou  conhecer  a história dos 35 anos da empresa e os pioneiros que construíram um negócio novo no Brasil, sob o apoio do Governo de Minas Gerais. Responsável por grande parte da frota de helicópteros brasileiros, a Helibras reuniu ao longo desses anos fatos marcantes e personagens que traçaram uma trajetória de luta e persistência, o que tornou o trabalho ainda mais prazeroso para nossa equipe. Coleta de depoimentos, estruturação de linha do tempo, campanha de sensibilização para público interno e criação de brinde especial, com destaque aos produtos, foram as principais ações produzidas para esse cliente.

GENN – O Núcleo Memória Empresarial, representado por suas diretoras Claudia  Cezaro Zanuso e Suzana Mara de Carvalho Vernalha, participa ativamente do GENN – Grupo de Estudos de Novas Narrativas, vinculado a ECA/USP e a  Aberje. O Grupo, criado em abril de 2012, tem como objetivo observar e discutir processos, ações e meios que possam estar amparados em trajetórias históricas e culturais dentro de políticas e planejamento de comunicação. Reúne pesquisadores,  professores e profissionais de comunicação, história e outros campos, possibilitando uma interação produtiva ao quebrar a fronteira entre as diferentes áreas do conhecimento.

INDICAÇÃO – O livro “Jornada do Herói: a estrutura mítica na construção de histórias de vida em jornalismo”, da jornalista e professora doutora Monica Martinez, propõe  um  método de estruturação de narrativas que procede de dois campos de estudo:

  • Mitologia, sob a perspectiva do erudito Joseph Campbell; e
  • Psicologia, na linha de Carl Gustav Jung.

Visando seus colegas de profissão, a obra da Dra. Martinez é também uma importante contribuição para quem estuda narrativas de histórias de vida real em trabalhos de memória pessoal e empresarial.

This entry was posted on terça-feira, julho 30th, 2013 at 20:02and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!