«
»

Boletim março 2014

LUXO E TRADIÇÃO

A terceira turma do MBA Gestão de Eventos e Cerimoniais de Luxo da Universidade Roberto Miranda começou em março e a plateia está recheada de empresários do setor buscando um upgrade em seus negócios. A exemplo das duas edições anteriores, Claudia Zanuso e Suzana Vernalha ministrarão a aula especial Narrativa histórica e tradição como repertório de um evento, em que abordam uma dimensão incomum para o aprimoramento de imagem, acrescentando um “tempero” emocional. “Valorizamos a história das marcas enquanto estratégia de comunicação. Explicamos como a trajetória de uma pessoa, uma empresa ou um produto pode ser um diferencial em um evento. Mostramos cases de sucesso. Compartilhamos experiências. Asseguramos que a combinação equilibrada entre tradição e vanguarda pode resultar em um evento surpreendente. Afinal, se há histórias incríveis para contar, muitos vão querer ouvi-las”, afirma Suzana.

CONSTRUÇÃO DE CONFIANÇA

Em maio acontece a 30ª edição da Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (APAS), evento que reúne supermercadistas e os maiores fornecedores do setor para expor produtos e discutir, durante quatro dias, temas de interesse dos participantes. Serão 500 expositores e um público previsto de 70 mil pessoas. Confiança é o tema e nada melhor para explicar essa escolha do que contar a história dessas 30 edições. Para isso, o Núcleo Memória Empresarial iniciou a curadoria de conteúdo sobre o histórico da Feira em 2013, e em 2014 continuou pesquisando com o objetivo de selecionar fatos e imagens relevantes para formar a linha do tempo. O projeto contemplará uma exposição dos principais marcos na entrada do espaço onde ocorrerá a feira (Expo Center Norte), um hotsite e um livro. “Estamos contextualizando as três décadas passadas a partir de uma pesquisa histórica sobre os principais acontecimentos, sobretudo abordando a economia do Brasil, impactada em diferentes momentos pelas mudanças sucessivas de moedas, alta inflação e, posteriormente, pelas crises internacionais. Tem sido interessante entender a história por meio do setor de varejo, tão relevante para o Brasil e responsável por parte significativa do PIB nacional”, avalia Suzana Vernalha.

 

…E POR FALAR EM CONFIANÇA

Claudia Zanuso esteve presente na apresentação dos achados do estudo global Edelman Trust Barometer, que está em sua 14a edição e mede o nível de confiança das sociedades no governo, empresas, ONGs e mídias. O estudo consistiu em entrevistas online realizadas entre outubro e novembro de 2013, em 27 países, somando 33 mil respondentes. Para o brasileiro, o setor empresarial é o grupo institucional mais confiável do país, de acordo com a pesquisa. Além da qualidade de produtos e serviços, a origem familiar de muitas dessas organizações, as tornam mais confiáveis para 83% dos respondentes na América Latina. Outro dado da pesquisa no Brasil é a confiança atribuída ao funcionário como porta-voz da organização, que subiu 11 pontos de um ano para outro e chegou a 59% das respostas. Não por acaso, grupos como Itaú-Unibanco, Gerdau, Odebrecht e Votorantim incorporaram em suas estratégias de negócio a gestão da sua memória e do conhecimento gerado pela organização.

PRA FINALIZAR

A Lanchonete da Cidade, uma rede paulistana, está fazendo uso da história de um de seus sanduíches, o cachorro quente, para promover seu cardápio e assim conquistar clientes, amantes de um delicioso pão com salsicha. A pesquisa e as informações curiosas foram organizadas por décadas, entre 1920 e 1960 e apresentadas em um folder, no papel bandeja, além dos canais digitais.

This entry was posted on terça-feira, março 25th, 2014 at 20:17and is filed under Sem categoria. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!