QUEM SOMOS

O Núcleo Memória Empresarial iniciou suas atividades em 2008, por iniciativa de profissionais da área de comunicação empresarial há mais de duas décadas, e desenvolve projetos “tailor made”: o cliente apresenta-nos a situação, nós estudamos as possíveis soluções e construímos um projeto sob medida, totalmente customizado.

Nosso objetivo primeiro é valorizar as marcas. Para tanto, utilizamos como ferramenta a história e a trajetória percorrida pela empresa, destacamos os personagens que colaboraram com seu progresso e valorizamos o conhecimento adquirido ao longo dos anos.

O ponto de partida é conhecer o propósito da empresa, alcançar seu núcleo, a essência de sua cultura. A partir disso, planejamos e idealizamos um conjunto de  ações para promover ou intensificar relacionamentos e conexões com os públicos de interesse. Criamos narrativas que gerem interesse, expliquem, esclareçam e motivem.

Nosso diferencial é utilizar técnicas das áreas de memória, comunicação e gestão do conhecimento para construir significados para a organização e gerar melhor compreensão de seus valores e história.

 

Resultados de um projeto de memória:

  • Recupera a consciência do passado para fazer a diferença no presente e melhor traçar o futuro;
  • Concretiza a trajetória da empresa para seus diversos públicos de relacionamento (stakeholders);
  • Organiza, gera e administra o conhecimento. Converte informação em conhecimento aplicado;
  • Incrementa a autoestima dos empregados, que se sentem parte relevante da história que está sendo contada;
  • Fortalece a imagem e valoriza as marcas;
  • Contribui para a gestão de pessoas e para a eficácia da comunicação interna e externa.

Missão

Dar destaque à história das marcas, aos valores e à imagem institucional das organizações e contribuir para o melhor entendimento entre a empresa e seus diversos públicos.

Visão

Evidenciar que só a sintonia entre memória empresarial, comunicação e gestão do conhecimento pode gerar projetos mais eficientes e perenes.

Valores

  • Ética e imparcialidade
  • Responsabilidade no trato das informações do cliente
  • Respeito à cultura e às especificidades de cada cliente
  • Atualização constante
  • Inovação e criatividade

 

Nossa Equipe

Nossa equipe é multidisciplinar, formada por profissionais com ampla experiência de mercado:

 

Claudia Cezaro Zanuso

Arquiteta formada pela FAU/USP, com especialização em marketing pela Madia Marketing School e comunicação empresarial pela Aberje. É sócia e diretora de Atendimento e Planejamento da KF Comunicação, desde 1992. Pela agência foi vencedora de seis prêmios Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), dois ADVB e um Marketing Best. É conselheira fiscal e coordenadora de um grupo de trabalho em comunicação interna da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação). Leciona na Aberje, Abracom, Integração Escola de Negócios, Roberto Miranda e Universidade Anhembi Morumbi com disciplinas de aperfeiçoamento em comunicação empresarial.

“A comunicação interna avança com bastante solidez no sentido de gerar valor não só para o negócio, mas também para a consolidação das relações humanas dentro das empresas. Organizar e difundir a história destas organizações é, sem dúvida, um excelente diferencial competitivo.”

Suzana Mara de Carvalho Vernalha
Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional, ambos os cursos realizados na ECA/USP. Possui cursos de extensão em marketing pela FEA/USP e Madia Marketing School. Atua há 30 anos em comunicação empresarial. Idealizadora da Era Uma Vez, empresa que produz publicações para pessoas que queiram registrar momentos significativos da trajetória de vida, transformando o “era uma vez” de cada um em páginas de muita emoção (facebook.com/eraumavez.com.vc).Trabalhou em planejamento e produção de eventos para shoppings centers; como gerente de atendimento ao cliente da rede de lojas Casa Fortaleza; e, no período, de 2001 a 2009, foi consultora de comunicação da Petrobras, coordenando mais de 600 ações de relacionamento, cerimonial e eventos de grande porte com a presença de altas autoridades nacionais e estrangeiras. Ministra curso sobre memória empresarial para alunos de pós-graduação na Universidade Corporativa Roberto Miranda e é palestrante em outras instituições de ensino.

“Para resgatar a trajetória de uma organização, os valores fundamentais, o conhecimento acumulado e os grandes feitos é preciso: pesquisar para buscar a exatidão da história; ouvir para conhecer múltiplas interpretações desta história; olhar estrategicamente todos esses conteúdos para construir eficientes narrativas; utilizar ferramentas de comunicação para disseminar estas narrativas e melhorar o relacionamento com os públicos. Portanto, equipes com expertises em gestão do conhecimento e comunicação são indispensáveis para um completo trabalho de memória empresarial.”

João El Helou

Publicitário formado pela faculdade Cásper Líbero. É sócio e diretor de criação da KF Comunicação, coordenando a equipe de redação e criação publicitária. Pela agência foi vencedor do prêmio Aberje nos anos de 2000, 2001, 2002, 2005, 2006 e 2007, do ADVB em 2002 e 2005 e Marketing Best em 2005. Atende clientes como Banco Ibi, Diageo, Nivea, Oxiteno, Kimberly-Clark, HCor, EDS, Jonhson’s, entre outros.

“Ao estabelecer vínculos entre a organização e as pessoas que dela fazem parte, a memória permite um excelente trabalho de fortalecimento da marca. E, para isso, resgatar não basta. É preciso dar uso a essa ferramenta junto a funcionários, clientes, investidores, parceiros e a sociedade.”


Monica Cecilia Deliberato Baptista

Arquiteta formada pela FAU USP, com especialização em design gráfico. É sócia e diretora de criação da KF Comunicação, coordenando a equipe de arte composta por diretores de arte, webdesign e produtores gráficos. Pela agência foi vencedora do prêmio Aberje nos anos de 2000, 2001, 2002, 2005, 2006 e 2007, do ADVB em 2002 e 2005 e Marketing Best em 2005. Atende clientes como Banco Ibi, Diageo, Nivea, Oxiteno, Kimberly-Clark, HCor, EDS, Jonhson’s, entre outros.

“Resgatar a história é potencializar o futuro. Uma magia que envolve todos os públicos que estão envolvidos com a organização.”